Como e o processo criativo do Galanga?
Não há um processo sistematizado. Há uma defesa por um repertório próprio e ele vai sendo construído da maneira que melhor convém, ora alguém traz uma fagulha de idéia e o todo vai sendo construído junto, ora alguém já propõe um arranjo que, submetido aos outros integrantes, é revisto, até chegarmos ao resultado de apresentação. A opção foi, principalmente neste momento do trabalho,por uma criação democrática e não necessariamente coletiva, tipo,tudo bem que a música seja sua, mas não vou me furtar de dar minha opinião, seja ácida, sarcástica ou contrária. Sempre fez parte de nossa criação muita discussão, brigas virtuais e porres coletivos.
Como vcs se conheceram?
O principal meio foi a UFOP; os integrantes eram alunos de música (Sancho, Marcha), literatura (Rei e Autista) e artes cênicas(Julliano). Rei foi quem provocou a fagulha inicial reunindo os integrantes e propondo sua composições. Assim, Galanga já nasceu multifacetado, o encontro de pessoas diferentes resultou naturalemente num encontro de linguagens diferentes. Uma das principais definições estilísticas do Galanga: a mistura. Mais tarde o Zacca, que já era amigo dos integrantes, veio se juntar à banda, forçando outra natural revisão dos caminhos estéticos e, com a saídade seu criador, o Rei, a banda deixou definitivamente de defender temas regionais ligados à cultura negra e assumiu um caráter maisrock´n roll. Depois, com a necessidade de encontrarmos uma percussão que dialogasse com este novo momento, Renato, outro Uberabense da família Zacharias, veio completar o que hoje denominamos por Galanga!
O principal meio foi a UFOP; os integrantes eram alunos de música (Sancho, Marcha), literatura (Rei e Autista) e artes cênicas(Julliano). Rei foi quem provocou a fagulha inicial reunindo os integrantes e propondo sua composições. Assim, Galanga já nasceu multifacetado, o encontro de pessoas diferentes resultou naturalemente num encontro de linguagens diferentes. Uma das principais definições estilísticas do Galanga: a mistura. Mais tarde o Zacca, que já era amigo dos integrantes, veio se juntar à banda, forçando outra natural revisão dos caminhos estéticos e, com a saídade seu criador, o Rei, a banda deixou definitivamente de defender temas regionais ligados à cultura negra e assumiu um caráter maisrock´n roll. Depois, com a necessidade de encontrarmos uma percussão que dialogasse com este novo momento, Renato, outro Uberabense da família Zacharias, veio completar o que hoje denominamos por Galanga!
De onde vem o nome da banda?
Galanga é o nome em iorubá de Chico Rei, um dos nomes centrais da história da escravatura ouro-pretana. Sua escolha remonta a banda ainda bastante conectada a temas regionais da história ouro-pretana. Mas quando você nasce Francisco e de repente, já na passagem da adolescência pra maturidade, você cisma que se chama João, não adianta mais: todo mundo te chama de Chico! O nome, portanto, é mais uma homenagem do que uma referência; é através dele que o grupo se encontra com Ouro Preto.
Galanga é o nome em iorubá de Chico Rei, um dos nomes centrais da história da escravatura ouro-pretana. Sua escolha remonta a banda ainda bastante conectada a temas regionais da história ouro-pretana. Mas quando você nasce Francisco e de repente, já na passagem da adolescência pra maturidade, você cisma que se chama João, não adianta mais: todo mundo te chama de Chico! O nome, portanto, é mais uma homenagem do que uma referência; é através dele que o grupo se encontra com Ouro Preto.
Porque rockafrogressivo? Esse nome e um rotulo musical ou representa um trabalho maior, que engloba outras vertentes artisticas?
A princípio era um nome de uma música do Galanga; depois percebemos que se tratava de uma definição para nosso som, que, seja por vaidade (nossa! descobrimos algo que ninguém ainda fez!!!) seja por ignorância, não conseguíamos enquadrar nosso som em nenhuma vertente. Então definimos Rock Afrogressivo pela mistura de elementos do rock progressivo (nossa músicas duravam 12 minutos, nãotinham refrão, etc) com estruturas rítmicas da cultura brasileira. No fundo acho que não é nem um rótulo musical nem uma vertente, é o nome de uma música. Enfu!
A princípio era um nome de uma música do Galanga; depois percebemos que se tratava de uma definição para nosso som, que, seja por vaidade (nossa! descobrimos algo que ninguém ainda fez!!!) seja por ignorância, não conseguíamos enquadrar nosso som em nenhuma vertente. Então definimos Rock Afrogressivo pela mistura de elementos do rock progressivo (nossa músicas duravam 12 minutos, nãotinham refrão, etc) com estruturas rítmicas da cultura brasileira. No fundo acho que não é nem um rótulo musical nem uma vertente, é o nome de uma música. Enfu!
Qual é o lugar de ouro preto na composiçao e na vida da banda?
A Ouro Preto do Galanga é a Dublin de Joyce, o Sertão de Guimarães Rosa, a Itabira de Drummond. Difícil defini melhor. É nossa mãe e madrasta. Amante e esposa. Ouro Preto na cabeça, samba no pé!
Vocês acham que o Galanga poderia ter acontecido em outro lugar,ou OP foi fundamental para criação desse tipo de som?
Acho que o Galanga é uma proposta genuinamente ouro-pretana, porque as condições básicas eram haver pessoas de música, teatro e literatura não só morando numa mesma cidade, mas compartilhando o mesmo habitat. Mesmo achando que em suma o Galanga é um encontro de pessoas.
Vocês acham que o Galanga tem espaço no mercado ou na historia da musica mineira?
"A dor e delícia de ser o que é..." Acho que o Galanga tem, ao mesmo tempo um problema e um trunfo. O de ser completamente diferente do que nos habituamos a chamar de Música Mineira, o que dificulta sua primeira difusão no mercado da música, mas também, e exatamente por isso, um frescor do novo, ou pelo menos do diferente.Na história da música mineira eu acho que não, que lugar na história é pra quem já morreu, mesmo alguns que parecem ainda estar vivos!
A Ouro Preto do Galanga é a Dublin de Joyce, o Sertão de Guimarães Rosa, a Itabira de Drummond. Difícil defini melhor. É nossa mãe e madrasta. Amante e esposa. Ouro Preto na cabeça, samba no pé!
Vocês acham que o Galanga poderia ter acontecido em outro lugar,ou OP foi fundamental para criação desse tipo de som?
Acho que o Galanga é uma proposta genuinamente ouro-pretana, porque as condições básicas eram haver pessoas de música, teatro e literatura não só morando numa mesma cidade, mas compartilhando o mesmo habitat. Mesmo achando que em suma o Galanga é um encontro de pessoas.
Vocês acham que o Galanga tem espaço no mercado ou na historia da musica mineira?
"A dor e delícia de ser o que é..." Acho que o Galanga tem, ao mesmo tempo um problema e um trunfo. O de ser completamente diferente do que nos habituamos a chamar de Música Mineira, o que dificulta sua primeira difusão no mercado da música, mas também, e exatamente por isso, um frescor do novo, ou pelo menos do diferente.Na história da música mineira eu acho que não, que lugar na história é pra quem já morreu, mesmo alguns que parecem ainda estar vivos!